Canister Caseiro

 Canister caseiro




Detalhe do filtro já instalado.

Lista de material para o filtro:

Tubo de 100 mm (Bombas até 650 L/h) ou 150 mm (Até 2000 L/h).
2. Caps conforme a escolha (100 ou 150 mm)
1. Tampa de ralo (100 ou 150 mm)
1. Bomba respectiva.
1. Metro tubo marrom ¾”.
1. Metro tubo marrom ½”.
2. Cotovelos ½” 45 graus.
1. Luva ½”.
1. Registro esférico.
2. Metros de mangueira de ½” ou 5/8”.
4. Cotovelos 1/2" 90 graus. (Para as bengalas de sucção e retorno)
1. Divisor de ar ou válvula.
3. Presilhas de pressão (Tubo 100 mm). 4. presilhas (Tubo 150 mm). Fecho rápido lojas de ferragens.
20. Parafusos com porcas (5 mm de comprimento)
Arame galvanizado (para aumentar o alcance dos grampos das presilhas).
Lixas 80, 100 e 220 (2 de cada).
Tinta spray
Borracha pra fazer a vedação (Câmera de pneu, pisos de borracha e etc.).

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1º. Parte:



Corte o tubo do tamanho desejado... Neste caso, foi usado tubo 100mm, com 30cm de altura e tem 2,5 litros de volume interno. Após o termino, o filtro terá 45m de altura, levando em conta o espaço oculpado pelo registro.
O corte precisa ser reto e plano, uma serra de bancada é recomendado, mas é possível fazer com uma serra de mão, tracejando com lápis em torno do tubo, depois ir serrando aos poucos em cima do traço até abrir uma canaleta e termine de serrar.
A borda do tubo tem que estar totalmente plana, para isso use as lixas começando com a mais grossa sobre uma superfície plana de preferência vidro/espelho. Lixe vigorosamente até acertar a borda. Faça teste com um papel fino, que não pode passar por entre a borda. Verifique o prumo do tubo, use algum objeto que seja reto. No caso, foi usado uma lata de thiner. O tubo não deve ficar inclinado.
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2º. Parte:



Outra parte muito importante da montagem é esta; pois quem já montou filtro usando esses tubos sabe da dificuldade de abrir. Mas para resolver o problema, a ideia é a seguinte: Reduzir a espessura da borda do tubo usando as lixas. E para garantir que o encaixe fique ainda mais fácil, lixe também, as laterais do interior de um dos caps.
Para saber o quanto lixar; com um lápis, circule o tubo a 2cm da borda e com a lixa nº 100 vá lixando até que o risco desapareça. Repita por 10 vezes.

Lixe o interior do cap pra que não tenha que afinar demais a borda do tubo, use a mesma dica e medida de 2 cm. Depois que o cap encaixar e desencaixar facilmente com uma só mão, finalize com lixa 220.

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3º. Parte:



Agora com 2º cap (não precisa lixar) e as presilhas em mãos, divida a circunferência do cap com uma fita métrica, pela quantidade de presilhas (3 ou 4 quatro respectivamente) e faça as marcações dos furos dos parafusos. Use uma broca ligeiramente mais fina que os parafusos. Aperte bem os parafusos, passe super cola (cola PVC não adere em metal) na cabeça e na porca (lado interno do cap) do parafuso, garantindo assim, maior firmeza das presilhas.

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4º. Parte:




Pegue o 2º cap em que as presilhas foram fixadas já com a cola seca, o tubo devidamente plano, reto e no prumo.

Passe um pouco de cola PVC no interior do cap e encaixe a parte que não foi lixada do tubo no cap (use seu peso corporal com o cap apoiado no chão), verifique se o tubo desceu até encostar no fundo do cap. Passe cola nas laterais esternas entre o tubo e cap.

Enquanto aguarda a cola secar, fixe as abas das presilhas no 1º cap, divida a circunferência do cap pela quantidade de presilha (3 ou 4 quatro respectivamente) e faça as marcações dos furos dos parafusos, use uma broca ligeiramente mais fina que os parafusos. A cada marcação que fizer, confira o alinhamento entre a aba e a presilha.

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5º. Parte:



Marque um conjunto (Aba e presilha) com o nº1 para servir de referencia e montar a tampa sempre na mesma posição, pois à distância entre as presilhas e as abas podem ficar diferentes.
Corte um pedaço do arame e molde um grampo entre a aba e a presilha enrolando-o no grampo original. Não deixe muito tencionado, apenas deixe firme para que sobre espaço pro anel de vedação.

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6º. Parte:



Para o anel de vedação, faça um circulo usando um compasso e régua. A abertura é a metade do diâmetro do tubo.
Recorte o anel com uma tesoura e teste se está encaixando perfeitamente no fundo do cap. Caso contrário, recorte outro.

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7º. Parte:



Agora com o anel já recortado, use-o como referência na marcação para o furo da entrada de água.
Com a serra, corte as duas extremidades da luva 1/2" (Usei um cotovelo que tinha sobrando), para se ter dois anéis que servirão de apoio na colagem do cano e do cotovelo.
Se não tiver em mãos uma broca de 1/2", faça vários furos dentro e ao redor da marcação, improvise uma lixa circular, enrolando uma lixa em umas das brocas e prendendo com arame.
Lixe com cuidado e teste o diâmetro do furo com o cano de 1/2". É melhor que o cano fique bem apertado ao entrar no furo.

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8º. Parte:



Corte um cano de 1/2" com 10cm e encaixe um dos anéis que foram retirados da luva, com espaço suficiente para o encaixe do cotevelo.
Passe cola em cima do anel e encaixe-os no furo do cap. Aguarde um minuto e passe cola no cano na parte de cima do cap, posicione o cotovelo ( Para melhor colagem, lixe as extremidades do cotovelo) na direção desejada e pressione bem.

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9º. Parte:


Para a marcação do furo de saída, use a bomba como referência. Garantindo assim, que depois seja possível conectá-la sem que encoste nas laterais do cap.
Proceda com as dicas anteriores. Use um cano de 3cm, para que a bomba ocupe o mínimo de espaço dentro do filtro.

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10º. Parte:



Corte o cano de 3/4" 5mm menor que a altura do filtro. Neste caso, o cano ficou com 29,5cm.
Faça a marcação do furo que será feito no ralo. Faça também um chanfro no cano, para que a água possa fluir livremente por baixo do ralo. Garantindo que a água seja distribuída uniformemente por entre as mídias filtrantes.

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11º. Parte:


Para garantir que toda a água passe através dos elementos filtrantes e não retorne pelo espaço entre o cano de 1/2" e o 3/4". Recorte mais um anel , ou dois, vai depender da precisão do corte do cano de 3/4". Deixe as bordas desses canos planas. Para isso, use as lixas.

Para comferir se realmete vedou, basta enxer o filtro com água, virá-lo ao contrário e tapar a saida com a mão. Verifique, se estiver saindo água pela entrada, mais um anel será necessário.

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12º. Parte:

Antes de furar o cap pra colocar a bomba, corte o fio e faça testes em algum pedaço de tubo que sobrou, pois o furo no cap tem que ser preciso, se não, terá que tapá-lo e fazer outro.
Existem dois tipos de fios usados nas bombas, com capa redonda e capa chata. O redondo é muito simples, apenas faça o furo menor que a bitola do fio e usando algum tipo lubrificante(óleo, manteiga, etc.) para facilitar que fio deslize por entre o furo. A própria pressão da capa do fio fará a vedação.
Para a capa achatada, é necessário ter mais atenção... Com uma broca também mais fina que o fio, faça o furo e force a broca para o lado aos poucos e vá testando com o fio. O fio precisa entrar bem apertado no furo.
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13º. Parte:

Agora que o fio está passado... A bomba precisa ser fixada na saída do filtro. Aqui, duas mangueiras foram usadas, uma de 1/2" e outra de 1/4". Pedaços foram encaixados na saída da bomba e na saída do filtro.
Já com a bomba fixada. Emende os fios e passe um pouco de super cola em torno do fio.
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14º. Parte:

Para as conexões das mangueiras, podem ser usados diversas formas, com bicos roscáveis, engate rápido, etc., todos com perda de vazão por ter suas estremidades afuniladas.

Neste caso, para evitar a perda de vazão, a mangueira foi aquecida em água fervente e pedaços de cano (6cm) foram entroduzidos nas estremidades.

Agora monte as bengalas de acordo com o tipo de aquário, com peixes grandes, pequenos ou alevinos.

Por se tratar de um sistema de baixa pressão. Não precisa colar as conexões.


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15º. Parte:

Faça o teste com água. Deixe as bengalas o mais alto possível e veja se há vazamentos, pois este é momneto de corrigir. Deixe de um dia pro outro e vá observando.

Passando no teste... Escolha as cores...

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16º. Parte:


Este registro ou válvula de ar, serve pra tirar todo o ar de dentro do filtro, pois ao enxé-lo, a água ficará ao nível da entrada da bomba. E como todos sabem... A bomba em regime de trabalho precisa estar totalmente submersa.

Siga os procedimentos da passagem do fio da bomba, broca mais fina e etc...